sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TEXTO E INTERPRETAÇÃO

                                                     A OUTRA NOITE (RUBEM BRAGA)
Outro dia fui a São Paulo e resolvi voltar à noite, uma noite de vento sul e chuva, tanto lá como aqui. Quando vinha para casa, de táxi, encontrei um amigo e o trouxe até Copacabana; e contei a ele que lá em cima, além das nuvens, estava um luar lindo, de lua cheia; que as nuvens feias que cobriam a cidade eram vistas de cima enluaradas, colchões de sonho, alvas, uma paisagem irreal.
      Depois que o meu amigo desceu do carro, o chofer aproveitou um sinal fechado para voltar-se para mim:
     “O senhor vai desculpar, eu estava aqui a ouvir sua conversa. Mas tem mesmo luar lá em cima?”
       Confirmei: sim, acima da nossa noite preta ,enlamaçada e torpe havia uma outra –pura,  perfeita e linda .
       “Mas, que coisa!”
        Ele chegou a por a cabeça fora do carro para olhar o céu fechado de chuva. Depois continuou guiando mais lentamente. Não sei se sonhava em ser aviador ou pensava em outra coisa.
     “Ora, sim senhor...”
       E, quando saltei e peguei a corrida, ele me disse uma boa noite” e um “muito obrigado ao senhor” tão sincero, tão veemente como se eu lhe tivesse feito um presente de rei.
    1)O texto que você acabou de ler é:
(A) uma fábula;
   (B) uma crônica;
   (C) um conto;
   (D) um romance.
     2)A que noite se refere o autor com o título: “A outra noite?”
      (A) à noite do dia anterior;
      (B) à noite vista de uma rua qualquer;
      (C) à noite que ele contemplou de avião sobrevoando as nuvens;
      (D) à noite da festa.
      3)   Os fatos se desenvolvem em vários ambientes .Assinale as alternativas que estiverem de acordo com o texto:
       (A) dentro de um ônibus;
       (B) em São Paulo;
       (C) abaixo das nuvens;
       (D) dentro de um táxi;
       (E) no Rio de Janeiro;
       (F) na estação.
      4) “ Outro dia eu fui a São Paulo...”A expressão assinalada indica:
       (A) um fato determinado no tempo;
       (B) um fato indeterminado no tempo;
       5) O autor do texto, Rubem Braga,é :
       (A) personagem que não participa dos fatos;
       (B) personagem narrador que participa dos fatos.
       6) Descreva as nuvens segundo o texto.
      7) Quais são os personagens do texto?
     8) Produza uma narração;
        Um dia de chuva.
        Uma noite de tempestade.
# Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Cantinho Reflexivo